Lúdica e linda

Projeto dos arquitetos Marcos Franchini, Nattalia Bom Conselho e Brener lacerda para casa próxima à natureza encanta pela simplicidade estética

Insta: BIRI ARQUITETURAMARCOS FRANCHININATTALIA BOM CONSELHO  – BRENER LACERDA

Ao olhar para esta casa é impossível não lembrar dos desenhos comuns da infância para ilustrar um lar. O croqui desenhado pelo arquiteto Marcos Franchini naturalmente passa essa sensação. E o projeto, que também é assinado por Nattalia Bom Conselho, ela e Marcos da Biri Arquitetura e pelo Brener Lacerda, apresenta exatamente isso, essa simplicidade que ativa boas memórias e se vale da boa arquitetura.

Construída em Casa Branca, povoado mineiro reconhecido por suas trilhas ecológicas e cachoeiras, a obra da casa Maenduaba busca se integrar com o aclive do terreno natural e com as visadas para a Serras da Calçada, Ouro Fino e Três Irmãos, que compõem o sul da Cadeia do Espinhaço.

Um telhado de duas águas, solução prática que agrega complexidade espacial à parte interna é um dos charmes da casa que, a partir da fachada externa traz como leitura inicial um bloco monolítico, revestido em madeira tratada com stain na cor preta, apoiado em um bloco branco.

A estrutura da obra é mista, majoritariamente em concreto armado – sistema de lajes painél treliçado pré-moldado apoiadas em vigas e pilares – e sua cobertura em telhas termoacústicas instaladas sobre vigas metálicas em aço. Soluções que somam a uma inspiração lúdica de uma casa com projeto bem articulado, eficiente e imbuído dessa beleza da simplicidade que a torna um poema conformado pelas primeiras moradas que povoam a parte mais doce do imaginário humano.

O volume externo lateral que abriga a garagem e área de serviço forma uma barreira visual, gerando privacidade à área externa descoberta da casa, onde, além de um espaço gramado existe uma piscina e uma horta, na parte posterior do terreno.

No primeiro nível está localizado um espaço contínuo e integrado que faz as vezes de sala de estar, jantar, cozinha e área externa coberta. O pavimento superior se integra visualmente com o ambiente inferior por meio de um mezanino. Neste nível foram projetados dois quartos, um espaço para estar e escritório. Este pavimento também se integra com a área externa, por meio da janela da suíte e sua jardineira, como continuidade da horta.

As prumadas hidráulicas e espaços de serviço foram locadas na porção Noroeste do edifício de tal forma a proteger os espaços internos de insolação excessiva, assim como promovem uma maior flexibilidade nos arranjos dos espaços servidos (salas e quartos).

FOTOS – JOMAR BRAGANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Casa viva

Cheio de bossa, apartamento da arquiteta Ana Bahia é um bom exemplo de como um arquiteto pensa a própria casa

Raízes autênticas

Longe de modismos, apartamento do designer de interiores Belchior Almeida respira brasilidade, autenticidade para criar a beleza vive no possível

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta