Pura inspiração

Minimalista e com personalidade, projeto de loft assinado por Mariana Orsi busca despertar os sentidos, aproximando o morador da natureza

Insta: MARIANA ORSI ARQUITETOS

Pode parecer pouco. Ao todo, esse loft tem 56 m². Mas os espaços bem cuidados criam ambientes que dão a impressão que o ‘ninho’ é mais amplo do que parece e, de certa forma é. É, porque desperta os sentidos e busca aproximar o morador da natureza ao destacar elementos como a água, as pedras, a vegetação e a luz natural. O revestimento em Tauarí maciço também soma nessa poética matemática e lembra uma casa de palafitas.

Baseado na madeira e em cores neutras e claras, o projeto da arquiteta Mariana Orsi destaca o tom amarelo vivo de forma pontual, presente tanto na a área molhada interna, como no espelho d’água do lado de fora.

O uso do preto é como uma margem fina que surpreende pela sutileza de seu uso onde ele se faz presente. E o tapete com desenho orgânico traz ainda outras cores, sempre suaves, que se integram ao todo sem o mínimo ruído.

O fechamento superior em vidro cria um rasgo de luz a mais que oferece ainda mais conforto visual, ampliando o contato com a área externa. Uma geométrica claraboia cuida de reforçar essa sensação.

Tudo se encaixa com leveza. O projeto se vale de elementos que setorizam os ambientes. O espaço, minimalista e 100% sustentável, tem madeiras certificadas, pastilhas recicladas e placas fotovoltaicas no teto.

A arte e o design estão presentes nas peças de banho Deca assinadas por Jader Almeida, nos móveis da Design Brasil Mobiliário e nas poltronas Diz de Sergio Rodrigues. Não à toa, o projeto foi batizado com o sugestivo nome Casa do Alento.

FOTOS – FELIPE ARAÚJO CORREIA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta

Living do Colecionador

Ambiente assinado por Joana Hardy na CASACOR Minas 2025 propõe interpretação contemporânea das casas mineiras

A arte de bem receber

Projeto da arquiteta Manuela Senna esbanja sofisticação e apuro técnico e demonstra clara intenção de reunir pessoas, memórias e afetos