Lembra dos meus óculos?

Se forem Zótika, continuam surpreendendo, tanto quanto o projeto de arquitetura, da fachada ao interior, da nova loja da marca

Insta: ZÓTIKAPLAY ARQUITETURALEOPOLDO GURGEL

Mudança. Segundo o dicionário, palavras como deslocamento, movimento, transferência, alteração e transformação são alguns sinônimos. Quando uma loja muda de endereço, isso tudo faz sentido e foi o que aconteceu no processo da Zótika, conhecida ótica de Belo Horizonte, em que uma de suas duas unidades, a do Shopping 5ª Avenida, foi para uma loja de rua, no mesmo bairro, a Savassi.

Localizada em uma esquina agradável, o ponto é estratégico. Mais que isso, a arquitetura, tanto externa como interna, tem total sintonia com a marca. Foi assinada pela Play Arquitetura, de Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró.

A posição da porta da entrada, localizada na esquina em curva, já dá o primeiro sinal: funciona como um convite para entrar e conhecer como é lá dentro. 

De cada lado, dois janelões/vitrines, sem alinhamento formal entre si, o que lhes confere um charme todo especial, ampliam a expectativa de quem passa pela rua reforçando ainda a estratégia da marca de expor poucos produtos. Assim, a atmosfera arquitetônica comunga com a limpeza estética da marca.

A organização do espaço interno segue essa mesma partitura, mas não abre mão de um toque de irreverência com as cores que pontuam alguns móveis. Eles se destacam sobre a paleta neutra, formada pelo branco, o tom camurça e a madeira freijó, presente em impecável marcenaria.

Escolhidos a dedo, os móveis, de design brasileiro, apresentam peças assinadas por nomes como o de Juliana Vasconcelos, Guilherme Wentz, Jáder Almeida e Morito Ebine, que somam às que foram exclusivamente desenhadas pela Play Arquitetura para a nova Zótika.

Além do espaço de atendimento no térreo, há, no mezanino, uma sala reservada, acolhedora e arrojada ao mesmo tempo, para clientes que prezam por um atendimento com um nível de concentração maior.

“Na Zótika, todos os atendimentos são muito especiais e personalizados, mas entendemos que existem clientes que buscam mais privacidade e por isso criamos essa possibilidade nesse ambiente”, comenta Thiago Maia, à frente do empreendimento.

Tudo foi pensado nos detalhes por Thiago Maia que, à frente dessa unidade da Zótika, sempre se empenhou para dar um toque diferenciado à marca, com o auxílio da coordenação criativa feita por Leopoldo Gurgel. É o caso da trilha sonora feita pelo Dj Nezt, por exemplo: vai do jazz ao instrumental, além de incluir clássicos com arranjos surpreendentes.

Há outras parcerias exclusivas. Uma delas é com O Ateliê de Cerâmica, que criou expositores de óculos e assina copos e bandejas para serviço de água e café.

Vasos e outras bandeijas são da Alva Design e a curadoria de artes visuais feita por Flávia Albuquerque, que levou trabalhos de Pedro Motta, Gabriela Machado, Paulo Whitaker, além da escultura Ósculo, criada por Jade Marra e prototipada pela Zótika, que produziu uma série de 20 peças.

A proposta de tanto cuidado? Levar para seus clientes, cada vez mais exigentes, uma experiência única e inesquecível.

FOTOS – ÁLVARO FRÁGUAS

SERVIÇO

Zótika

Endereço:
Rua Santa Rita Durão, 940, Savassi

Estacionamento: Santa Rita Durão, 1000, Savassi

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Um sala bem brasileira

Projeto da arquiteta Ana Bahia para CASACOR Minas oferece ao olhar um agradável encontro entre o familiar e o inusitado

Diálogo de opostos

Com poesia no traço e nas escolhas dos materiais, projeto de residência da Tetro Arquitetura encanta pela proposta singular

O charme do dendê

Projeto do escritório Alvorada Arquitetos dá ar de casa a apartamento em São Paulo, aproximando arquitetura e natureza com harmonia

A Arte da Experiência

Representando artistas como Luana Vitra, Mitre Galeria abre segunda unidade em São Paulo com programação voltada para invenções estéticas

plugins premium WordPress