Mescla

Galeria Periscópio e Pé Palito Vintage propõem encontro da potência de duas épocas, unindo arte contemporânea e mobiliário moderno brasileiro

Insta: PÉ PALITO VINTAGEGALERIA PERISCÓPIO

É bonito quando a linha do tempo permite uma intercessão de épocas distintas e assim pode nos contar sobre potentes e contrastantes momentos históricos da cultura brasileira. E é exatamente isso o que a exposição intitulada Mescla nos oferece: uma interlocução entre a arte contemporânea e uma seleção especial de mobiliário moderno brasileiro, tudo envolvido pelas curvas e colunas do arquiteto Oscar Niemeyer no edifício JK.

Ela está instalada na Pé Palito Vintage, com seu acervo original de época e apresenta ainda obras de artistas representados da Galeria Periscópio. Por isso o nome ‘Mescla’, que preenche o espaço expositivo de uma forma quase mágica até para os olhares menos atentos.

Quando se entra ali, em um endereço tão importante como o Conjunto Juscelino Kubtschek é para os belo-horizontinos, você pode até não saber que o mobiliário que está exposto é de reconhecidos e célebres designers modernistas como Joaquim Tenreiro, Zanine Caldas, Geraldo de Barros, Percival Lafer, entre outros, e são todos originais, de época. Mas sim, eles estão lá e é bom visitar a loja e conhecer as particularidades de cada uma dessas grandes pessoas, brasileiros que tiveram a coragem de criar uma identidade brasileiríssima naquilo que criaram e construíram.

Também talvez não se saiba quem são os autores das obras que o olhar convida a ver e, de fato enxergar, sem pressa, de artistas do presente, tais como Randolpho Lamounier, Gisele Camargo, Benedikt V., Henrique Detomi e vários outros. Mas, sim, eles estão lá e é muito bom de fato enxergar o que eles estão criando, perceber o que estão propondo e sentir com sentimento cada uma delas.

A parceria natural e longeva já existente entre as duas galerias, e nessa mostra celebra a interação contrastante de parte de seus respectivos acervos. Associar tempos onde a luz está presente, onde a força, a sensibilidade e a coragem se mostram escancaradas é um presente para quem visita a exposição.

Realização e Produção da Periscópio Arte Contemporânea e Pé Palito Vintage; curadoria de arte contemporânea e expografia de Maria Clara Godoy (que também assina o design gráfico) e Rodrigo Mitre; direção de arte, de Claudia Dodd; montagem de Leonardo Mitre, Cicero Nogueira e Adryan Pires, como assistentes, Camila Napoli, Luly Lage, e como Relações Públicas, nosso editor, Leopoldo Gurgel . Parabéns pra essa equipe.

Mescla fica em cartaz até o próximo dia 22 de outubro, na Pé Palito Vintage. Endereço: rua Timbiras n° 2.500 – Beirro Lurdes – Belo Horizonte

FOTOS – EDUARDO ECKENFELS

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Living do Colecionador

Ambiente assinado por Joana Hardy na CASACOR Minas 2025 propõe interpretação contemporânea das casas mineiras

A arte de bem receber

Projeto da arquiteta Manuela Senna esbanja sofisticação e apuro técnico e demonstra clara intenção de reunir pessoas, memórias e afetos

Por quê importa?

Dunia Zaidan na CASACOR Minas 2025 rompe com ideia que associa neutralidade à elegância reafirmando o valor da expressão individual

Suíte de hotel

Em seu ambiente para a CASACOR Minas 2025, Sérgio Viana propõe um ambiente que conecta o visível e o sensorial