Brasília revisitada

Projeto de reforma de apartamento assinada pelo escritório Debaixo do Bloco Arquitetura utiliza elementos contemporâneos e modernistas em total harmonia

Insta: DEBAIXO DO BLOCO ARQUITETURA

Brasília é uma cidade rara, com seus contornos peculiares desenhados por Lucio Costa e sua arquitetura arrojada projetada por Oscar Niemeyer. Entre os elementos urbanísticos mais notáveis da cidade planejada para ser a Capital da República está a superquadra. É em uma delas, a SQS 308, que fica esse apartamento, que teve projeto de reforma assinado pelo escritório Debaixo do Bloco Arquitetura.

A configuração padrão do apartamento, com amplas janelas e cobogós, era de ambientes segregados: dois quartos, dependência, área de serviço, cozinha e sala. Na proposta atual de layout, os 110m2 de área foram amplamente integrados. Corredores e áreas sociais, incluindo a cozinha, se transformaram em uma só unidade, ganhando ares de loft.

Uma ampla estante de madeira, com livros e itens afetivos, separa a área social da área dos quartos e do lavabo, que são acessados por portas cegas entre os nichos da estante.

A localização de um dos quartos também foi alterada: o de casal continuou voltado para a fachada principal, enquanto o outro ocupou a fachada oposta, na qual a luz e a ventilação natural acontecem através de um painel de cobogós.

A escolha do piso em granilite é uma referência aos prédios de Brasília, onde a área social sempre era revestida nesse material. O impacto do concreto aparente ganha mais potência com um dos pilares da sala revelado e tratado como uma escultura. O material também está presente no mobiliário desenhado pelo arquiteto Clay Rodrigues.

Vidro canelado na cozinha, marcenaria desenhada e executada pelo próprio escritório, revestimento do lavabo nas cores da paleta de Le Corbusier e mobiliário com os ares do midcentury se harmonizam com elementos contemporâneos como os trilhos de iluminação e a tela tensionada utilizada no banheiro. Pensando nos pets da família, um acesso à laje técnica onde estão os cobogós facilita o trânsito à caixa de areia dos felinos.

FOTOS – JOANA FRANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Casa viva

Cheio de bossa, apartamento da arquiteta Ana Bahia é um bom exemplo de como um arquiteto pensa a própria casa

Raízes autênticas

Longe de modismos, apartamento do designer de interiores Belchior Almeida respira brasilidade, autenticidade para criar a beleza vive no possível

A força da arte

As artes visuais desempenharam um papel de destaque na CASACOR Minas 2025, com exposições comandadas por importantes galerias de BH

Além da sala

Projeto de Pedro Lázaro para a CASACOR Minas 2025 surpreende pelo conceito, pela sensibilidade e pelo respeito histórico que apresenta