Quando a imagem fala

CASAMIRADOR SAVASSI vence premiação do Architizer A+ Awards. Conheça o projeto também por dentro, no studio assinado por Renata Andrade

Insta: RENATA ANDRADECASAMIRADORGISELE BORGESLEON MYSSIORARCHITIZER AWARDS

Há seis anos, uma incorporadora criada por arquitetos e urbanistas apaixonados pela arquitetura, pelo design e pelo desejo de fazer diferente lançou o manifesto da marca, batizada de CASAMIRADOR. O delicioso texto, apresentado em vídeo, já antecipava o que estava por vir. “Somos pouco convencionais. Temos um jeito diferente de ver as coisas. Nada contra os iguais. Mas, convivemos melhor com o diverso. Adoramos o inesperado, o improvável, nos perder em caminhos desconhecidos. Falamos através da imagem. Do silêncio da imagem”, ecoa a voz em off.

A proposta da incorporadora coordenada pelo arquiteto Leon Myssior é quase um compromisso do qual ela não arreda o pé, de apresentar um novo olhar sobre o jeito de morar em projetos contemporâneos e de arquitetura inspiradora. O primeiro lançamento, concluído em 2021, o CASAMIRADOR SAVASSI tem sido reconhecido por isso. O resultado de uma das mais importantes premiações internacionais, o Architizer A+ Awards, premiou o projeto do escritório Gisele Borges Arquitetura para a CASAMIRADOR SAVASSI na categoria DETAILS Architecture + Metal.

“Estou muito feliz com esta premiação. É a primeira vez que tive um arquiteto como contratante. Foi uma interlocução muito positiva. O medo de propor algo disruptivo foi encorajado pelo incorporador, que lançava seu primeiro empreendimento. Este prêmio é de toda minha equipe que com muita competência me ajudou a dar forma a esta CASA mas é também da @CASAMIRADOR que ousou construir finalmente o novo”, comentou Gisele.

O incorporador Leon Missior também comemora: “Fui Arquiteto por quase 30 anos até entender que o meu lugar não era projetando, mas inventando prédios que viessem a ser projetados por profissionais como a Gisele, arquiteta de mão cheia que entende que a emoção só transparece quando bem fundamentada e com boa técnica”.

O CASAMIRADOR SAVASSI, prédio residencial, já chegou mostrando a que veio logo no início. Em lote com menos de 13 metros de frente, é uma construção assimétrica, de difícil compreensão à primeira vista. A pele externa, de chapa de alumínio, oculta o escalonamento da construção, enquanto janelas – que ora ultrapassam andares, ora desaparecem – fazem com que o observador desaperceba a quantidade de pavimentos. Arrojado e contemporâneo, o prédio tem nove pavimentos e 38 apartamentos que possuem soluções variadas, inspiradas em casas, estúdios e lofts. Mesmo tendo muitas unidades, a altura do prédio é relativamente baixa e agradável para a vizinhança.

Outro diferencial foi o envolvimento dos arquitetos em todo o processo de concepção e incorporação. Com uma construção tão bem cuidada como esta, dá sempre uma curiosidade enorme saber como são os projetos de interiores. Um deles, assinado por Renata Andrade, é o que mostramos a seguir.

Identidade, praticidade e muita bossa

Um estúdio com 62m2 de área cheio de bossa e, ao mesmo tempo, bastante prático.  A designer de ambientes Renata Andrade (@estudio_bosque) teve como primeiro desafio apresentar algo fora dos padrões convencionais para essa moradia, localizada nesse que é considerado um dos prédios mais charmosos da cidade. Inicialmente, ela teve o suporte do engenheiro André Ayres no projeto.

Para fugir do tradicional e também por se tratar de um estúdio, ela manteve o espaço aberto e interligado, abriu mão de planejados na cozinha e até da mesa de jantar, bem como de armários na área íntima. “Optamos por usar nesses espaços, prateleiras vazadas em chapas metálicas e algumas gavetas, dando leveza ao ambiente, sem excessos”, comenta.

Na cozinha, foi desenhada uma bancada em pedra, acompanhada de banquetas bem confortáveis. A sensação é de um espaço limpo, prático, em que peças de importantes designers modernistas como Giuseppe Scapinelli, Percival Lafer e Sérgio Rodrigues ganham merecida reverência sem abrir mão da informalidade.

As paredes foram revestidas de lambris de madeira, o que deu um ar bem aconchegante, reforçado pelas cenas criadas através da iluminação. Em uma atmosfera intimista, luminárias antigas garimpadas pelo Brasil ganham destaque.  Outro ponto chave é a escrivaninha Scapinelli que permite uma divisão bem interessante e orgânica para o quarto.

É interessante notar que tudo aqui foi escolhido a dedo. É o caso de cada adorno, do cabideiro em jacarandá e do tapete vintage com flores vermelhas que chama o olhar e oferece uma forma descomplicada de adicionar um plus no charme do conjunto. Aliás, nesse jogo de quebra de expectativas, o banheiro em mármore branco com pia em pedra sabão é um contraste esperto e mostra, ao mesmo tempo, que tudo nesse projeto foi feito com muito cuidado. O resultado do projeto de Renata Andrade é um espaço integrado, conectado a peças e móveis importantes e cheio de identidade.

Tem mais CASAMIRADOR chegando por ai

O mais recente lançamento CASAMIRADOR foi batizado de CASAMIRADOR VIA LÁCTEA, no bairro Santa Lúcia, também em Belo Horizonte. Com o DNA da incorporadora, trata-se de um empreendimento com apartamentos do tipo “loft”, variando de 66,0m² a 92,0m², em 1 ou 2 pavimentos, com mezanino e pé direito duplo na sala. A localização é privilegiada e o bairro é considerado o mais central da zona sul da cidade. O Santa Lúcia possui vários acessos rápidos e fáceis pelas avenidas Nossa Senhora do Carmo, Prudente de Morais e Raja Gabaglia, conectando a bairros próximos como São Bento, Belvedere, Sion e Savassi.

As unidades têm layout flexível e conceito de planta aberta, podendo ter uma ou duas suítes, ainda com a opção de apartamentos com varanda, terraço descoberto ou um pátio verde com jardim natural. O charme, a bossa e a proposta de fazer algo diferente continuam sendo a paixão da incorporadora, com arquitetura assinada, mais uma vez, por Gisele Borges, mesmos, em projetos pensados para garantir e atender o bem-estar e o jeito de morar de cada pessoa.

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Arte entre muitas camadas

Ana Claudia Almeida impacta tanto com a solidez quanto fluidez de seus trabalhos, sucesso em galerias brasileiras e no exterior

Presente imperativo

A demanda de construir uma casa em tempo mínimo não impediu ao escritório Bloco Arquitetos, de Brasília, de superar expectativas

O Sertão é Ser Tão

Exposição em SP, da AM Galeria de Arte, encanta e surpreende ao mostrar o traço comum dos artistas ali reunidos

Atração e repulsa

Ruídos, exposição da artista Berna Reale, em cartaz no CCBB BH, apresenta um recorte da extensa produção da artista paraense

plugins premium WordPress